Aguarde
loading...

Por que ainda existe a profissão Fotógrafo?

Junho 26, 2020

Se voltamos ao passado era comum o fotógrafo de praça da cidade onde as famílias iam para fazer seus registros. Era impensável uma família comum ter uma câmera.


Com o passar das décadas a tecnologia avançou, passamos pela popularização das câmeras analógicas, mas que ainda tinham a barreira da revelação do filme que era custosa, quantos de nós não tivemos aquele filme que não foi revelado? E para maior qualidade de imagem, as câmeras não eram tão acessíveis.

Com a chegada da era digital o avanço foi ainda mais rápido, das câmeras profissionais caríssimas chegamos aos dias de hoje em que praticamente qualquer pessoa tem acesso a uma câmera de alta qualidade e tecnologia. Sim, a desigualdade ainda faz com que pessoas não tenham acesso a celulares/câmeras. Mas nunca como antes o acesso a fotografia, a registrar você mesmo e as pessoas que lhe cercam, foi tão acessível como agora.

Então como se sustenta a profissão de fotógrafo até hoje?

Sim, existem celulares que entregam imagens de qualidade, tem celular que consegue inclusive fazer o fundo desfocado. Mas fotografar tem muito menos a ver com tecnologia e muito mais a ver com olhar, interpretação, sentimento e vivência.

A fotografia em que acredito, vai além, passa por capturar a essência do momento. Muito mais que imagens “perfeitas”. Te mostro o afeto que vejo.

Termino com uma reflexão:
Se você estiver preocupado em fotografar-se ou aos seus, teriam imagens assim?

*Com colaboração de Carol Fragoso

    Leave a comment